Quero destralhar, mas não sei por onde começar!
Destralhar é difícil mesmo, afinal não guardamos todas essas coisas à toa. Seja por preguiça, falta de tempo, comodismo ou apego, sua tralha foi parar na sua casa e agora precisa sumir. Aqui vão algumas questões para pensar e facilitar o processo:
1. Objetivo
Por que e para que queremos fazer o destralhe? Para melhorar a qualidade de vida, aumentar o espaço disponível, ajudar alguém que precisa daqueles itens mais que você. Questione-se sobre o que deseja alcançar depois de tirar o que não precisa mais e guardar o que precisa.
2. Etapas
Não precisa mexer na casa inteira de uma vez. Separe a casa em zonas, crie temas (roupas, brinquedos, panelas, potes, papéis), faça uma vez por semana, por mês, faça um desafio de um item por dia, enfim faça dentro do tempo que tem disponível e, como a Flylady ensina, nunca tire mais do que pode guardar. Assim você não cria uma bagunça nova para arrumar a antiga. Neste link tem um desafio anual (em inglês).
3. Montes
Com as peças analisadas, crie três montes, sacos ou caixas: O que fica, o que será jogado fora ou o que vai ser doado ou vendido.
Para o que fica, que é amado, tem um significado e espaço na sua vida e na sua casa, crie uma forma de organizar, mude de posição, coloque em nichos, caixas, pilhas etc.
Para o que está estragado, com partes faltando, cheio de bolinhas e com buracos, a solução é lixo. Normalmente lixo reciclável. Procure saber se no seu bairro existe coleta seletiva ou busque instituições que tratem desse material. Ou até reutilize você mesmo e projetos de organização, reparo de outras roupas ou de decoração da casa. O importante é que se reutilizado, não deve ser “retralhado”!
Algumas coisas que não queremos mais, por qualquer motivo, podem servir para outras pessoas. Despeça-se delas através de doações ou vendas. Brechós físicos ou online, Mercado Livre, Facebook, grupos do Whatsapp estão de braços abertos esperando suas tralhas.
4. Tentação
A partir do momento que decidiu não manter um item, não olhe mas pra trás. Feche o saco ou caixa em que ele foi parar e coloque em um lugar fora da vista. De preferência já coloque no carro, ou na lixeira para evitar a comichão de pegá-las de volta.
5. Lave, enxague, repita
Assim como o processo de lavar os cabelos, destralhar é um ciclo. Periodicamente reavalie suas posses e veja se elas realmente precisam morar com você ou se podem ser adotadas por outras pessoas.
Nossa vida é muito mais leve e feliz quando não tropeçamos em objetos sem função jogados pela casa e quando sabemos exatamente porque e para que possuímos as coisas. Liberte-se de tudo que impede o movimento e a realização na sua vida!
Clique aqui nesses links que podem te ajudar a dar destino as suas ex-tralhas:
Precisa descartar corretamente algum objeto sem uso? Consulte nossa busca por postos de coleta