Quais medicamentos podem ser usados durante a amamentação?
Nós, mães que amamentamos, vivemos com dúvidas sobre a segurança de determinados remédios (e também outros produtos como cosméticos, tratamentos de cabelo e etc) durante a fase de amamentação.
Será que o remédio que costumava tomar para dor de cabeça, antes de ficar grávida, pode ser utilizado durante a amamentação? E aquele creme anti-estrias?
É para esclarecer essas dúvidas que o site e-lactancia.org foi criado. Você pode consultar pelo nome do produto e descobrir se ele oferece algum risco ao seu bebê.
Algumas mães, quando precisam fazer algum tratamento médico, principalmente com antibióticos, acabam desmamando seus bebês, de medo de lhes fazer mal. Embora em alguns raros casos isso seja mesmo necessário, para a maioria dos antibióticos há alternativas de menor risco ao bebê, tornando a amamentação possível.
Para descobrir essas alternativas, basta consultar o nome do medicamento no site e verificar quais são as alternativas para ele.
Por exemplo: a dipirona, comercializada no Brasil como Neosaldina, Novalgina, Buscopan, Dorigina, Lisador entre outros, é um analgésico muitíssimo utilizado, mas não é o mais seguro para quem amamenta. Embora ele tenha risco baixo, o paracetamol é uma alternativa muito mais indicada, pois tem risco 0, segundo o e-lactancia.
Para os cosméticos, o ideal é pesquisar cada composto da fórmula para saber se todos são seguros.
Espero que seja útil 🙂