Emagrecer Depois da Gravidez: 6 Dicas Ótimas
Emagrecer depois da gravidez, quem não quer?
Durante a gravidez, nosso corpo costuma ganhar entre 10 e 15kg. No parto, apenas cerca de 5kg desse peso costumam ser eliminados. Mas de onde vem o resto desse peso extra? A lógica não seria todo esse peso sumir após o bebê nascer e a barriga da mamãe voltar ao tamanho normal? Não exatamente…
É que nem todo esse peso extra que a mulher ganha durante a gravidez é devido ao bebê e ao crescimento do útero. Aliás, a maior parte vem do aumento do volume de sangue no corpo, tecido dos seios e das reservas extras de gorduras necessárias para o corpo suportar a gravidez saudavelmente.
A questão é que, após a gravidez, parte (ou todo) esse peso extra acaba se acomodando no corpo da mulher, impedindo que ela volta ao seu peso anterior. Por isso, muitas mulheres têm dificuldades para voltar à sua forma pré-gravidez – tão desejada, seja por preferirem a aparência que tinham antes, por não se identificarem nesse novo corpo ou por questões de saúde.
Emagrecer Depois da Gravidez é Importante?
Eu sei que há muitas coisas mais importantes para se preocupar depois do parto, mas é importante lembrar que nós temos o direito de nos preocuparmos com a nossa aparência, embora isso muitas vezes seja negado ou criticado pela sociedade.
Só nós sabemos o que é ter o corpo completamente modificado em apenas 10 meses, nos sentirmos outra pessoa por fora e por dentro. Não precisamos ficar obcecadas em emagrecer depois da gravidez, voltar a ter o exato corpo de antes, perder todas as marcas e muito menos em ter corpo de celebridade. Mas também não precisamos esquecer de nossas vontades, só porque viramos mães.
O corpo continua sendo nosso e continua nos sendo sagrado. Então cuidemos dele SIM, se sentirmos vontade. E se não sentirmos, também tá tudo bem! 🙂
De qualquer forma, aqui vão algumas dicas super úteis para as mamães que desejam emagrecer depois da gravidez, perdendo o famoso “baby-weight”, de forma segura e saudável:
1. Não Faça Dietas
Primeiramente, porque seu corpo precisa de uma recuperação de nutrientes após ter passado pelo parto e fazer dietas, que basicamente são cortes repentinos de calorias, não são indicados para esse momento. Você precisa de tempo para reabastecer tudo que seu corpo precisa. Dietas também podem afetar a imunidade do corpo, que é especialmente necessária nesse período para combater infecções.
Outro problema com dietas é que elas podem diminuir a sua produção de leite e a quantidade de nutrientes presentes nele, o que não será saudável para seu bebê recém-nascido.
Por fim, tem a questão do stress. A mudança de hormônios da gravidez, o cansaço, a correria, a rotina desregulada, tudo isso contribui para que o nível de stress esteja nas alturas. Se você somar a tudo isso uma dieta, um policiamento e preocupação constante com o que está comendo, o stress aumentará mais ainda, fazendo com que a dieta tenha o efeito contrário do desejado: engordar. Isso porque o stress aumenta a produção do hormônio cortisol e também o nível de retenção de líquidos do corpo. E pode secar o leite.
O ideal é ter uma alimentação balanceada e saudável nessa fase, de preferência rica em nutrientes. Peixe, leite, iogurte, frango, feijão, frutas e legumes são alguns alimentos ideais para isso. Não fique sem comer durante longos períodos de tempo, coma sempre uma fruta ou barrinha de cereal entre as refeições para manter o corpo forte e com energia, especialmente se estiver amamentando.
Se o seu bebê sofre de cólicas, você pode cortar o feijão da sua alimentação durante um tempo e ver se há algum efeito. Não há nenhuma comprovação científica de que alimentos podem mesmo influenciar na quantidade de cólicas do bebê por causa da amamentação, mas vale fazer a observação na prática, pois muitas mamães percebem uma relação direta.
2. Beba Bastante Água
Porém lembre-se que tudo em excesso faz mal. Inclusive a água. Não se sabe ao certo qual é a quantidade ideal para mulheres que acabaram de dar a luz, então muitos médicos recomendam usar a aparência da urina e a frequência com que vai ao banheiro como guias. Os sinais de que está ingerindo uma quantidade saudável de água seriam urina relativamente clara e idas ao banheiro a cada 3 ou 4 horas.
3. Faça Exercícios em Casa
Exercitar-se é um componente clássico e imprescindível para perder peso, mas para mamães que acabam de ter seu bebê, isso pode ser mais complicado do que se imagina. A falta de tempo (e de energia) sempre acabam atrapalhando os planos de caminhadas ou idas à academia. Por isso o exercício em casa pode ser um valiosíssimo aliado.
É importante escolher exercícios que sejam simples e tenham curta duração, por causa da praticidade. É imprescindível que a malhação para a mamãe seja algo prático, já que a praticidade traz CONSISTÊNCIA. Se for algo complicado, com o pouco tempo que a mamãe tem disponível, ela VAI desistir.
Há muitas opções e alternativas de exercícios fáceis de serem realizados em casa, mas o que está trazendo mais resultados para quem quer emagrecer depois da gravidez, são os exercícios intermitentes de alta intensidade com uma variação de breves períodos de exercícios de baixa intensidade ou curtos descansos.
Estudos internacionais recentes demonstram que esse tipo de exercícios é o que há de mais eficiente em termos de emagrecimento.
Uma ótima opção é o Programa Mamãe Sarada, criado pela treinadora Gabriela Cangussu, que leva em conta justamente esses princípios, tem rotinas de exercícios de apenas 14 minutos por dia e um ciclo curto, de 60 dias.
Muitas alunas do programa tiveram resultados incríveis e eu mesma estou fazendo e amando. Essas 3 alunas são minhas maiores inspirações e espero em breve colocar uma fotinho minha aí do lado e aguardem que logo vai ter diário dos treinos aqui no blog! <3
4. Durma Bem!
O problema é que dormir bem pode ser difícil (ou quase impossível) quando está cuidando de um recém nascido, então como contornar isso? Bem, o famoso conselho de “dormir quando seu bebê dorme” é, na verdade, extremamente útil nesse caso. Tire o maior número de cochilos possíveis, e procure ir para cama cedo.
Eu sei que você também tem a casa, o marido e a si própria para cuidar. Mas o marido PRECISA aprender a participar e cooperar nesse momento da sua vida e isso começa em você, com a sua consciência de que ele não ajuda, mas coopera. É dever dele.
Além disso, a casa você pode deixar para depois, contratar uma ajudante ou seguir uma rotina de cuidados com a casa que seja um pouco mais leve, como o FlyLady.
5. Amamente!
Sim, amamentar ajuda a emagrecer! Embora muitas pessoas questionem esse fato, já que a mãe sente mais fome durante o período de amamentação e pode acabar ingerindo muito mais calorias, um estudo realizado pela Universidade de Geórgia, nos EUA, concluiu que as mães que amamentaram seus bebês de forma exclusiva (sem introdução de fórmulas), perderam mais peso ao longo de 12 semanas após o parto, em comparação às que complementaram a amamentação.
O mais incrível é que esse resultado foi obtido mesmo com a maior ingestão de calorias e com pouca atividade física. Então imagine combinar o poder da amamentação com um programa de exercícios, como o Mamãe Sarada?
6. Tenha Paciência
Eu sei que é muito difícil se acostumar com o seu novo corpo, com suas novas marcas, suas gordurinhas acumuladas, a olheira que parece não ter fim. Mas veja tudo isso como uma marca de transformação sagrada em você. Você trouxe um novo ser incrível ao mundo e isso deixa marcas.
Quando eu escrevo sobre como emagrecer depois da gravidez e quando indico o realmente ótimo programa da Gabriela, não estou de forma alguma incentivando você a se desesperar por um corpo perfeito. Eu simplesmente sei qual é a dor e a dificuldade de se acostumar com uma mudança tão repentina no nosso próprio corpo e sei que exercícios de 15 minutos por dia são muito saudáveis para qualquer pessoa, principalmente para nós mamães.
Quando nos exercitamos, temos a sensação de que estamos fazendo algo por nós mesmas (e estamos!), pelo menos durante uma pequena fração do nosso tempo. Dessa forma, os benefícios são ainda maiores do que simplesmente emagrecer.
Agora, se você está se sentindo bem do jeito que está, se não quer ter mais essa preocupação para a sua cabeça agora, simplesmente AME-SE acima de tudo, sinta-se bem com você mesma e o resto vai se ajustando com o tempo.
ATENÇÃO: Esse não é um publi-post, porém contém links que geram comissões quando convertidos em vendas. Eu não indico no blog absolutamente nenhum produto que eu não tenha testado e aprovado. Receber comissões pelas vendas que eu gerar, de produtos que eu realmente amo e indico, é uma forma honesta, idônea e ética de receber pelo trabalho que faço, gerando conteúdo gratuito e de qualidade e de também pagar os custos do blog.