Quando contamos para um casal de amigos que estávamos grávidos, eles recomendaram que fizéssemos nossa inscrição no Curso de Gestantes, na Maternidade de Campinas. Como disseram que era concorrido, fizemos a inscrição em dezembro do ano passado e hoje, finalmente, nossa turma começou 🙂
Eles apresentaram o programa do curso e deram início ao primeiro módulo, dos 4 que estão previstos. As aulas são às segundas-feiras, das 19 às 21h30.
No início falaram um pouco sobre a Maternidade, explicando como funciona, os diferenciais e etc. Achei bem interessante saber que lá eles estão adotando a filosofia do parto humanizado! Há uma sala de pré-parto, onde as mulheres que optam pelo parto normal podem ser acompanhadas enquanto esperam o momento certo. Nessa sala, há ‘ferramentas’ e pessoas que ajudam no alívio da dor de forma natural, usando bolas de pilates, barras de apoio, ‘cavalinhos’ e etc.
Ainda não entendi bem como funciona a parte da anestesia, se é opcional ou não, mas devo descobrir isso nos próximos encontros. Ao que tudo indica, é também opcional.
Ah! Eles também possuem algumas doulas credenciadas que podem acompanhar a gestante durante todo o processo. Outro ponto importante, que pelo menos pra mim é algo bem diferencial pra escolher a Maternidade como o local onde quero ter o bebê, é o fato de ter uma UTI neo-natal que é referência. Muita gente acha que isso não é importante, mas por mais que a gente tenha que ter fé de que tudo dará certo, nunca se sabe ao certo o que pode acontecer, não é mesmo? Eu prefiro prevenir do que remediar…
Inclusive hoje, na nossa turma, tinha um casal que tinha se inscrito para o curso. Eles estariam agora com 34 semanas de gravidez, MAS na semana passada, a bebê deles resolveu nascer. Segundo o depoimento deles, era uma gestação completamente normal, sem nenhum problema e um certo dia a mamãe começou a passar mal e pronto! Estava na hora. Eles precisaram da UTI neo-natal e, enquanto estavam no curso, estava com a neném internada lá! Disseram que tudo estava correndo bem e reforçaram a mensagem: escolham um lugar que tenha UTI neo-natal!
Bem, após as explicações sobre a maternidade, foi a vez da Dra. Daniela de Lima Montes Castanho falar sobre o pré-natal. Não sei se foi impressão nossa, mas achamos que ela estava defendendo um pouco a cesariana e não nos sentimos muito confortáveis com isso. A parte mais terrível foi quando ela resolveu mostrar dois vídeos com os dois tipos de parto. E os vídeos eram beeeem focados, sabe? Desnecessário.
Depois dessa sessãozinha de horror, coffee-break! Isso mesmo! O curso é gratuito e tem uma boquinha for free, hahaha. Salvou nossa vida!
E, pra finalizar, uma nutricionista falou sobre os cuidados com a alimentação da gestante, do bebê e da mamãe que amamenta, mas nada que a gente já não tenha lido pelas internetes da vida.
Ah! Outra coisa interessante que eu nunca tinha ouvido falar era a coleta de células tronco do cordão umbilical. Recebemos dois folders de duas empresas diferentes que fazem essa coleta. Vou me informar um pouco mais a volto a falar sobre o assunto quando tiver mais informações.
Enquanto isso, pra quem quiser se inscrever pro curso, o link está aqui: http://www.maternidadedecampinas.com.br/curso-para-gestantes
Vale dizer que eles não confirmam a inscrição até que a turma seja confirmada e agendada. Nossa inscrição foi feita em dezembro e só recebemos a confirmação em março, então tenha paciência 🙂
1 Comment
Leave your reply.