Como alguns de vocês podem ter acompanhado recentemente pela página no FB, o Murilo está um pouco abaixo do peso e andou passando por várias fases em relação à comida. Algumas semanas come super bem e de repente não quer comer nada. Isso, provavelmente, por causa dos dentinhos que estão nascendo.
Eu não sou muito fã de dar açúcar antes dos dois anos, mas de uns tempos para cá, começamos a dar algumas coisas com açúcar, desde que bem nutritivas.
Uma das coisas que ele AMA comer, é bolo. Eu já tinha dado alguns pedaços de bolo de cenoura, arrisquei fazer um de beterraba que ficou delicioso e dessa vez resolvi “reinventar” a receita do bolo de cenoura da minha mãe e incluir também inhame – além de adoçar com açúcar mascavo e incluir a farinha de linhaça na massa.
O inhame eu resolvi colocar pq descobri que ele é um alimento incrível, então tenho procurado colocá-lo em tudo que é possível: já fiz purê de inhame, purê de batata com inhame, molho de tomate com inhame e agora esse bolo delicioso 🙂
Pq o inhame é incrível?
O inhame limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico, regula os hormônios nas mulheres, tem uma quantidade legal de fibras, de vitaminha B1, cálcio, ferro, potássio, vitamina C, magnésio e betacaroteno e ajuda até mesmo a prevenir a dengue e a malária.
E o açúcar mascavo?
O açúcar mascavo também é derivado da cana-de-açúcar, mas ele não passa pelo processo de refinamento e, portanto, mantém todos os benefícios, vitaminas e minerais, além de fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e outras propriedades benéficas.
E a linhaça, o que é que tem?
A farinha de linhaça contém Ômega-6, além de ser a fonte mais rica de Ômega-3 encontrada na Natureza e de ter 5x mais fibra que a aveia! Para o Murilo, que tem intestino preso, é ótima!
E a cenoura, todo mundo já conhece, mas vale lembrar:
Rica em vitamina A, B, C e betacaroteno, a cenoura ajuda muito a manter a pele bonita, a visão saudável e os cabelos sedosos, além de fortalecer o sistema imunológico. Ela também possui ferro, cobre, cálcio, fósforo, sódio, zinco, iodo, bromo e manganês.
Ah! Outra coisa legal desse bolo é que não contém LEITE, então é uma ótima pedida para os APLVs 😉
Então vamos à receita!
Bolo de Cenoura com Inhame
Ingredientes:
- 4 Ovos
- 1 Xícara de Óleo
– Nunca uso de Soja. Prefiro sempre girassol ou de côco. Mas o de côco é uma facada e dá dó só de pensar em abrir o vidro.
- 3 Cenouras Médias Cortadas em Rodelas
- 1 Inhame Médio
- 1 Pitada de Sal
- 1 Xícara e 1/2 de Farinha de Trigo
- 1/2 Xícara de Farinha de Linhaça
– Também pode fazer a mistura de 1/2 xícara de farinha branca e 1/2 xícara de farinha integral.
- 2 Xícaras de Açúcar
– Eu uso cristal ou demerara orgânico
- 1 Colher (sopa) de Fermento em Pó
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador a cenoura, o inhame, os ovos, o óleo e a pitadinha de sal. Enquanto vai batendo, já unte a forma com manteiga e farinha e deixe o forno pré-aquecendo.
Se seu filho é APLV, troque a manteiga por creme vegetal, ou por óleo.
Depois misture em uma tigela toda a parte seca – farinhas, açúcares e o fermento. Eu penero a farinha e o açúcar para a massa ficar mais fofa e macia. Mas claro que não dá é pra peneirar o açúcar mascavo e a farinha de linhaça, para não perder as fibras 😉
Depois é só misturar com o líquido do liquidificador, despejar na forma e deixar por cerca de 45 minutos no forno, até o palito sair limpinho.
Como eu e o Marcos AMAMOS bolo de cenoura com cobertura de chocolate, eu faço com cobertura e na hora de servir pro Murilo, tiro pra ele só a massa do bolo (e como a cobertura! hahaha). Então se quiser a cobertura, daquelas que ficam durinhas, a receita é essa:
Cobertura:
- 3 colheres de manteiga (ou creme vegetal)
- 4 colheres bem cheias de chocolate em pó
– não é achocolatado! é chocolate, tipo aquele dos frades 😉
- 8 colheres de leite
– para aplvs dá pra substituir por água. já fiz e ficou ótimo!
- 10 colheres de açúcar
– o mascavo não deixou tããão durinha, mas ficou divina mesmo assim! com cristal fica perfeita!
Leve tudo ao fogo, mexa sem parar até a calda engrossar e começar a “desgrudar” da panela. Despeje sobre o bolo ainda quente e deixe no forno desligado por cerca de 1 hora para formar a casquinha. Ou coma quente mesmo e aproveite enquanto a calda tá molinha, para saborear dos dois jeitos! 😛
Fica assim:

A cobertura penetrou no bolo pq o Marcos furou ele inteiro. Fica uma delícia, mas deu trabalho para separarmos o chocolate antes de servir pro Murilo!
Espero que gostem 🙂
2 Comments
Leave your reply.